O 1º Congresso Ibérico de Cuidados Respiratórios teve lugar no Porto nos dias 9 e 10 de maio. Reuniu especialistas de renome para discutirem os avanços e desafios no tratamento de doenças com falência respiratória, aguda e crónica. O evento, cuja organização foi presidida pela Prof. Dra. Carla Ribeiro, Pneumologista do Hospital da Lapa, e uma das principais referências na área, destacou a importância da abrangência de uma vasta gama de perspectivas, agregando especialistas de diferentes áreas dos cuidados respiratórios, tanto médicos como outros profissionais de saúde, e criando um ambiente de discussão aberto e inclusivo, reflectindo o compromisso com a interdisciplinaridade.
Na sua palestra de abertura, a Prof. Dra. Carla Ribeiro destacou a necessidade de o novo modelo de organização do SNS, com a criação das Unidades Locais de Saúde, reforçar a abordagem multidisciplinar personalizada e centrada no doente.
O programa do congresso incluiu sessões que trataram da integração de cuidados paliativos nos cuidados respiratórios, inovações tecnológicas e inteligência artificial, intervenções adjuvantes aos cuidados respiratórios na abordagem do doente agudo e crónico e patologias habitualmente menos discutidas, tais como as bronquiectasias e o Sindrome de Obesidade-Hipoventilação, para além das novidades na apneia do sono e ARDS. A Prof. Dra. Carla Ribeiro destacou a necessidade do reforço de investimento na investigação, formação e capacitação de profissionais, doentes e cuidadores para garantir que todos tenham acesso a cuidados de alta qualidade nas suas próprias casas.
O evento que contou com aproximadamente 350 participantes de 70 unidades de saúde públicas e privadas, foi considerado um sucesso pelos intervenientes, que destacaram a relevância dos temas discutidos e a qualidade das apresentações, sendo uma celebração da evolução nacional na área dos cuidados respiratórios.