Leia a reportagem da Rádio Renascenca sobre o Hospital da Lapa: aqui
O Hospital da Lapa celebra 120 anos com um programa especial para o fim de semana de 27 a 29 de setembro, de maneira a celebrar a data que, nas palavras da provedora da Irmandade da Lapa, Manuela Rebelo, é merecedora de “comemoração condigna”.
Pelo facto de ser um hospital centenário, existe a necessidade de se adaptar ao “panorama da saúde nos momentos atuais” e estar “a par dos outros hospitais”. Para isso, no dia 28 de setembro, vão ser lançados novos “serviços clínicos, nomeadamente de medicina interna, que vão complementar a aposta realizada no último ano, na área de obstetrícia, gastrenterologia, cardiologia e imagiologia”.
Outra das novidades guardadas é o nascimento do “Cartão Lapa, que irá conceder descontos aos seus utilizadores”.
“O Hospital da Lapa pretende inovar um pouco na forma como aborda o doente”, partilha Manuela Rebelo. O objetivo principal da renovação da unidade de saúde é que haja uma “relação entre todas as especialidades”, sob uma “visão holística do doente”. “[O utente] pode começar por ser visto numa consulta de medicina interna e acabar numa de cirurgia, ou passar pela nutrição ou pela psicologia e ser-lhe recomendado exercício físico”.
De recordar que o Hospital da Lapa chegou a ser a maior unidade privada de saúde do país. Inaugurada a 28 de setembro de 1904, foi o primeiro hosiptal do Norte a funcionar com energia elétrica. A maternidade é, ainda hoje, um dos pontos mais fortes dos serviços disponíveis e alvo de muita procura. Veja, em baixo, algumas fotografias na construção da unidade de saúde, há mais de 120 anos.